1- Pare de roer! Além de deixar suas unhas feias, pode causar danos irreversíveis e também infecções bacterianas e virais (leia mais). Você pode usar esmaltes com sabor amargos para tentar contolar seus impulsos, mas se seu problema é sério procure a ajuda de um psicólogo.
2- Evite retirar as cutículas profundamente, assim você evita a entrada de microrganismos. Empurre com uma espátula e remova apenas o excesso, você ainda pode usar cremes redutores de cutículas para controlar o acúmulo de tecido morto.
3- Procure deixá-las sem esmaltes ao menos uma vez por semana, isso evita o receamento.
4- Evite passar muito tempo com unhas postiças. As acrílicas podem provocar a chamada dermatite de contato alérgica após dois a quatro meses da aplicação, o que causa fissuras na unha verdadeira e ainda a fragiliza. As de plástico, se usadas por mais de quatro dias, podem provocar a onicólise e também pode ocorrer dermatite de contato.
5- Produtos de limpeza também podem causar dermatite de contato e ressecamento. Procure proteger suas mãos com luvas.
6- Abuse dos hidratantes, mas procure utilizar os específicos para as mãos, pois elas são mais expostas ao sol. Procure utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. Já à noite,as fórmulas devem conter uréia, ácido lático e lactato de amônio, que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, principalmente ao dirigir. Tome bastante água, ela ainda é o melhor hidratante.
7- Use seus próprios instrumentos de manicure quando for fazer as unhas. Evite micoses, alergias e a transmissão de doenças.
8- E a parte gostosa, coma gelatina. As unhas também tem colágeno e as gelatinas possuem aminoácidos necessários para a produção dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário