segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Xampus e PH's

Quem aqui entende de PH de xampus? Eu também não entendia e sempre tive muita curiosidade sobre o assunto, resolvi pesquisar e agora quero compartilhar com vocês. É incrível o que o PH faz por seus cabelos, vou explicar tudo, me acompanha que você vai sair daqui sabendo como cuidar das madeixas:


Falando cientificamente, nosso cabelo é formado por três tipos diferentes de ligações moleculares: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto (quanto mais fortes estas pontes mais cacheados são os cabelos e mais difíceis de alisar). Sabe quando molhamos o cabelo e ele fica controladinho até secar e virar aquela juba novamente? É porque as pontes de hidrogênio são rompidas, o que reduz o volume das madeixas e, quando ele seca, elas se reestruturam trazendo de volta o volume. O PH do seu xampu funciona mais ou menos assim.
“O PH (Potencial Hidrogeniônico) pode tornar um meio ácido ou básico, dependendo da quantidade.  Variam em uma escala de 0 a 14, sendo os valores abaixo de 7 ácidos, acima de 7 básicos e os em torno de 7 neutros.”, explica Dayana Oliveira, estudante de Biologia e Química industrial. Mas ai você se pergunta e que isso quer dizer?


Quando um cabelo é lavado com xampu ácido (PH 1.5) as ligações de hidrogênio são rompidas e as pontes salinas são quebradas, deixando seu cabelo seco e rebelde.  E não adianta pensar que os valores mais elevados vão te ajudar, os xampus com PH acima de 7 (maiores ou iguais a 8) rompem as ligações de dissulfeto, gerando as famosas e indesejáveis pontas duplas. 



Mas então o que eu faço, você se pergunta.  É só procurar xampus de PH mais neutros, com valores entre 5.0 e 6.5, eles tratam seus cabelos sem danificá-los, ou seja, não agridem as ligações moleculares dos seus cabelos, deixando com melhor aspecto, sem pontas duplas ou ressecamentos.  Ai você não vai precisar gastar todo aquele dinheiro que você gastava com produtos para reconstrução capilar e desfilar por ai lindos e com “ventilador próprio”.

#DICA:
-Quando fizerem um babyliss deixem as mechas esfriarem antes de soltar, assim as pontes de hidrogênio se modelaram na forma dos cachos. No caso dos bob’s você pode umedecer (NÃO É PRA ENCHARCAR) o cabelo antes de colocar, assim você rompe as pontes de hidrogênio e ao secar elas se reconstruirão no molde do cacho.


Gostaram meus queridos?

Beijos e abraços me todos!


2 comentários:

Marcyo Fonseca disse...

Muito bom saber disso Paulo, pois ontem fui comprar uns produtos e me indicaram um shampoo com PH 8.5.

Paulo Nayron disse...

Nada. qualquer curiosidade é só perguntar. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...