quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Maquiagem e prazo de validade


Hoje o assunto é: A validade da sua maquiagem. Quantas de vocês aqui já conferiram o prazo, viram que tinha expirado e pensaram: "Ai, mais foi tão caro!" ou "Mas ainda ta na metade e eu gosto tanto!"? Eu entendo vocês, mas isso pode acarretar alguns riscos, principalmente quando os produtos entram em contato com mucosas ou com os olhos.

Sobre a validade:

A data de validade de um produto não indica que ele irá estragar naquele dia e sim que a partir daquela data ele já não oferece nenhuma garantia e o conservante usado no produto já não é mais eficaz, tirando,a partir daquela data, qualquer responsabilidade da empresa que o fabricou. Os conservantes servem para evitar a contaminação dos produtos por fungos ou bactérias através do contato com o ar, mucosas e pele.

O uso de produtos após a validade pode acarretar em alergias e infecções, como sapinho e conjuntivite, podendo ainda agravar a situação de lesões na pele, como espinhas.

Conservação:

A validade dos produtos não é o único vilão. A conservação e o uso correto também evitam a contaminação dos produtos e, por consequência, a sua também.

Essa História de "Ai amiga, me empresta teu batom/rímel/lápis/base(pincel)!" é um perigo, afinal não é porque não estão visíveis que os problemas não existem. O batom pode transmitir herpes, rímel e lápis conjuntivites e as bases (pinceis) podem trazer as bactérias que causam espinhas na sua colega pra você, além de outros problemas que podem ser transmitidos com o toque.

Caso isso aconteça mesmo depois de ter lido isso, é sempre bom higienizar muito bem seus pinceis. Isso também vale para maquiadores, que, se não higienizarem seu material muito bem, podem transmitir os mesmo problemas para vocês. Então seja chata e confira se o material do maquiador é bem cuidado.

Eu também sei que vocês adoram deixar sua "coisinhas" ali na pia, prontas pra serem usados logo após o banho. Mas o banheiro é o pior lugar para armazenar seus produtos devido a umidade, que torna o ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos. O ideal é deixar sempre numa necessaire, frasqueira ou caixa dentro do seu armário.

Dicas de conservação:

*Cole as datas de validade para não esquecer de conferir periodicamente.
*Lave seus pincéis com shampoo de cabelo. Dê preferência aos neutros.
*Higienize o local. A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou no necessaire. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.
*Tenha/use seu próprio kit de pinceis.
*Evite usar produtos que não sejam os seus e emprestar os seus.

Então pessoas, ajudei? 
É bom tomarem cuidado, hein!? Abraços!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...